Filmes, Séries, Desenhos

The Walking Dead | 10ª temporada volta do hiato com tensão e momentos bizarros

“Squeeze” acerta na luta dos sobreviventes, mas se atrapalha ao tentar introduzir novo arco inusitado

A 10ª temporada de The Walking Dead retorna do hiato com um bom gancho nas mãos. Os sobreviventes, após partirem em uma ofensiva impulsiva no oitavo capítulo, caem em uma emboscada dos Sussurradores e ficam presos em uma caverna repleta de mortos-vivos. “Squeeze”, nono episódio, acompanha a tentativa de escapar dessa situação infernal.

Desde que Angela Kang assumiu o posto de showrunner, o programa passou a investir mais e mais em situações de terror psicológico, como quando o grupo teve o primeiro contato com os novos antagonistas, isolados em um cemitério e escutando vozes na neblina. O 10º ano é a melhor prova disso, tendo dedicado a primeira metade inteira aos efeitos do cerco dos Sussurrados na mente dos protagonistas. Assim o novo capítulo tem tudo para se sair bem, e brilha quando não está seguindo a tão conhecida fórmula do seriado.

Toda a situação na caverna demonstra o novo potencial narrativo de Walking Dead. A equipe passa por maus bocados, e diversas vezes chega perto de cair na multidão de zumbis. A tensão claustrofóbica é bem trabalhada, seja pela desvantagem numérica, pelo cenário impiedoso ou pelos sobreviventes brigando entre si. Daryl (Norman Reedus), que anda tentando manter certo isolamento, se vê forçado a assumir a liderança, enquanto Carol (Melissa McBride) é tomada pelo pânico e arrependimento. Desde a saída de Rick (Andrew Lincoln), a série anda explorando esse “protagonismo involuntário” de Daryl. Com o personagem afetado pela suposta perda de Connie (Lauren Ridloff), e batendo cabeça com Carol, isso só deve crescer na nova leva de episódios.

A fuga da caverna é um acerto do seriado, com boa progressão entre silêncio, sustos e momentos de ação. O problema do capítulo só aparece quando tenta seguir a risca seu formato semanal de alternar entre diferentes núcleos. Quem intercala o desespero dos sobreviventes é Alpha (Samantha Morton), que suspeita de um espião entre seus seguidores. Negan (Jeffrey Dean Morgan) a ajuda ao apontar que a lealdade de Gama (Thora Birch) pode estar comprometida. É aí que as coisas ficam meio… estranhas.

Alpha retribui a ajuda de Negan com sexo, em uma cena que é tão inusitada quanto é bizarra. A líder leva o ex-Salvador para o meio da floresta, o ordena a virar de costas e se despir, o que faz com que comece a barganhar pela própria vida. Ao se virar, porém, encontra Alpha pelada – apenas com sua máscara de pele, é claro, algo que Negan diz lhe deixar excitado. A ideia, segundo Kang, era brincar com as expectativas dos fãs dos quadrinhos, já que o vilão assassina a Sussurradora em um momento bem parecido na obra original: “Sempre sentimos que precisávamos de um arco sobre a estranha relação entre Alpha e Negan.

O humor é bem verdadeiro para Negan, já que ele têm uma visão cômica das coisas”, afirmou. Kang acerta ao dizer que a cena é consistente com os personagens. Alpha vê o ato como uma “recompensa grosseira para um homem grosseiro”, enquanto Negan entende apenas como uma oportunidade para aproveitar. Mesmo assim, a forma como intercala a tensão principal mais atrapalha do que ajuda, especialmente quando essa subtrama quer brincar com expectativas. É certo que isso será grande na temporada, ainda mais tendo em mente a conclusão do arco dos Sussurradores. Mas “Squeeze” poderia muito bem ter focado na fuga claustrofóbica, e deixado esse relacionamento bizarro para a próxima semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: